Para contar uma parte da história da Sociedade Ginástica Navegantes São João, temos que voltar ao inverno de 1927.
A Sociedade Ginástica Navegantes São João nasceu em 1927 sob a influência germânica.
Um grupo de trabalhadores vindo da Alemanha para construir a torre de madeira da Rádio Gaúcha em frente à Hidráulica dos Moinhos de Vento resolveu pela fundação de uma sociedade. Alguns trabalhadores vindos da Alemanha para construir a torre de transmissão da rádio Gaúcha, que também surgiu em 1927, em frente a hidráulica dos Moinhos de Vento, juntaram-se a um grupo de compatriotas e descendentes que viviam no 4º Distrito e idealizaram a fundação de uma sociedade. Alguns deles já frequentavam a Turnerbund (SOGIPA).
É também desta época a fundação da Varig, dois meses antes da SGNSJ e da ascensão do Grupo industrial AJ Renner, empresa que teve papel relevante na vida do Clube e do bairro, assim como Ernesto Neugebauer. Após um tempo de preparação, surgia no dia 06 de junho de 1927 a Turnverein Navegantes São João.
Com a industrialização do 4º Distrito, o Clube também cresceu por ter sua base associativa nos operários do bairro. Os “Mestres Alfaiates” da indústria de vestuário Renner, participavam ativamente, como o próprio Antonio Jacob Renner, proprietário da fábrica que tornou-se Presidente honorário da SGNSJ.
GALERIA DE PRESIDENTES
Juceraldo Barbosa Vargas
Presidente
Sempre disposto, com atitude e amizade, Juceraldo está a frente das mudanças que vem ocorrendo na nossa marina.Turnverein Navegantes São João.
Com a industrialização do 4º Distrito, o Clube também cresceu por ter sua base associativa nos operários do bairro. Os “Mestres Alfaiates” da indústria de vestuário Renner, participavam ativamente, como o próprio Antonio Jacob